Já ouviu falar do TicWatch e3? O Smartwatch com NFC que caiu no gosto de muitos brasileiros por possuir ótimas funcionalidades por um preço mais acessível que a concorrência. Mas depois de 1 ano de uso ou mesmo depois de 2 anos do seu lançamento, TicWatch E3 ainda continua sendo uma boa pedida ou acabou caindo em desuso?
No início de 2023, sentindo a precisão de possuir um smartwatch que atendia minhas necessidades, dei início à procura de um relógio inteligente parrudo, bonito, potente e principalmente que tivesse o sistema de pagamento por NFC, mas claro que funcionasse no Brasil.
E depois de várias pesquisas me deparei com vários relatos de pessoas que tiveram ótimas experiências com TicWatch e3 e então decidi assim dar uma chance pro smartwatch da chinesa MobVoi.
Preço
Analisando em território nacional não era nada viável, pois o preços facilmente igualavam preços de smartwatch de muito mais renome, até mesmo hoje é inviável, chegando a bater, por exemplo na Amazon, preços de R$1500,00 na data dessa analise.
O melhor caminho seria a importação e pela época que foi comprado, tudo daria a entender que não seria cobrado o valor adicional de importação . E foi dito e feito, o produto chegou ao Brasil pelo pegamento base da loja, custando na faixa de R$800,00. Atualmente com as leis de importação modificadas, tornou-se meio incerta a cobrança ou não da importação.
Funções, Acabamento e especificações
O TicWatch E3 depois de 1 ano de uso, sendo usado praticamente diariamente, ainda se mantém em perfeito estado e tendo suas funcionalidades quase intactas. Foco ''quase'', pois voltaremos a comentar sobre.
O aparelho possui ótimos medidores cardíacos. Sendo bem usados pra quem pratica atividades físicas, junto com seu GPS integrado que faz até mesmo dispensar o uso do celular pra uma corrida matinal ou uma caminhada noturna.
O aparelho vem com uma pulseira de silicone, que preciso salientar que é de ótima qualidade, pois com o meu tipo de uso, mesmo em 1 ano, possui marcas de desgastes mínimas , além de ser uma facilidade enorme pra se limpar.
Carcaça feita de plástico , de uma boa qualidade e a tela é feita em vidro , que recomendo imensamente que adquire uma película à parte pra proteção da mesma.
A tela por ter essa característica, em ser em vidro, possui uma ótima qualidade de toque e resposta mesmo sendo de um tamanho bem reduzido. Você não irá passar raiva de clicar e não responder ou até mesmo clicar em algum lugar e ter resposta em outro canto da tela.
O aparelho possui IP68, sendo assim sendo aprova de poeira e d'água (1,5m por 30 minutos), então caso pegue aquela chuva nervosa no meio da rua, pelo menos com o relógio não irá se preocupar 👍.
Também pra os amantes de exercícios físicos e que curte uma musiquinha, o aparelho possui 8 Gb de memória interna, sendo assim possível baixar arquivos, por exemplo do YouTube Músic, e ouvir conectado ao um fone bluetooth que se conecta direto ao Smartwatch.
Aproveitando que falamos de memória interna, abre espaço pra falarmos da memória RAM, que possui 1GB, que pode parecer de imediato ser pouca, mas dá conta do recado pra tudo que o aparelho necessite que funcione .
A MobVoi equipou ele com uma tela LCD circular de 1,3 polegadas com uma resolução 360x360. O que dá imagens nítidas, não tendo dificuldades de ver informações no aparelho mesmo embaixo da luz solar.
A Bateria do aparelho posso pontuar que talvez não seja um dos seus pontos fortes. Não que seja ruim. Ela pode chegar até mesmo 2 dias sem recarga, mas isso em um uso moderado. Pois usado pra alguma atividade, faz a drenar rapidamente.
Meu cenário é por o aparelho pra recarregar todo dia logo antes de ir dormir, para que logo de manhã possa ter um aparelho com uma bateria revigorada por todo dia.
NFC e Pagamento por aproximação
O NFC e Google Pay (Pagamento por aproximação) é extremamente satisfatório e prático. Infelizmente necessita estar conectado ao celular pra fornecer conexão de internet ou alguma fonte externa, já que o relógio pode-se conectar ao alguma hospedagem de WI-FI 2,4gh. Mas de modo geral funciona muito bem. Você adiciona o seu cartão no App ''Carteira'' do Google. E logo adicione o cartão pra pagamentos no relógio. Depois só seja feliz, fazendo pagamentos usando o pulso e dando uma de Elon Musk de araque, com tanta tecnologia assim 👍.
E por fim precisamos comentar sobre o grande ''vilão'' do aparelho. E por incrível que pareça o vilão nem foi criado pela própria MobVoi e sim pela Google.
O aparelho vem equipado com o Wear Os 3, o OS da Google pra smartwatch, que possui como grande problema os bugs presentes no sistema, preciso comentar que pra meu uso, nenhum bug me complicou no dia a dia.
Mas no inicio desse ano o próprio Google corrigiu vários problemas que estavam presentes no sistema, não só do TicWatch , mas de um forma geral, o que dá um respiro melhor pra os usuários. Ainda com o tema Wear OS, há esperanças que o aparelho receba a atualização pra versão sucessora do sistema, o que é algo que esperamos há algum tempo.
Agora lembra que foi dito logo no início da análise que ''quase todas as funcionalidades se manteram intactas''. Pois o Google Assistente que era presente e totalmente funcional no aparelho no início, caiu em desuso simplesmente por que o Google quis, e decidiu parar de funcionar corretamente a função no Wear OS 3. E tudo indica que se fosse atualizado para o Wear OS 4 o assistente voltará a funcionar. Queremos novamente o Google Assistente pra poder pedir pro relógio , à Tony Stark , que acenda a luz da sala com comando de voz e assim nos tornamos mais sedentários. 👍
Conclusão
A conclusão que posso dar é que mesmo após 1 ano de uso, o aparelho me supri bem. E acredito que ainda é uma pedida no dia de hoje, caso for importado . Mas talvez pense bem sobre o Wear OS, pois pode ser uma pedra no seu sapato. Mesmo que pra mim não tenha nada que atrapalhe realmente.
Comentários