Em outubro, os entusiastas da astronomia podem esperar um mês emocionante com eventos celestiais. Podemos destacar principalmente o eclipse solar anular, previsto para o dia 14 de outubro, que será especialmente visível nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Durante esse fenômeno, a Lua se alinhará entre a Terra e o Sol, criando um anel luminoso no céu.
O pico do fenômeno está previsto para às 16h51 e é importante lembrar que olhar diretamente para o eclipse pode ser prejudicial à visão devido à intensa luz solar. Sendo assim é recomendado o uso de equipamentos de proteção. Outra opção de assistir à transmissão ao vivo no YouTube pelo canal do Observatório Nacional que vai iniciar às 11h30.
Em outubro, além do eclipse, destacam-se duas chuvas de meteoros, as Dracônidas qeu vai ocorrer entre os dias 6 e 10, com pico no dia 8, e a Oriônidas que vai de 2 de outubro a 7 de novembro, com pico previsto para o dia 20 de outubro.
Para observa esses fenômenos recomendasse o uso de aplicativos como Stallarium e SkyMap, para que seja mais fácil de localizar as regiões para observar.
Alem desses também irã ocorrer outros eventos astronômicos em outubro, veja a lista completa abaixo:
6 de outubro: Lua Minguante às 10h47
14 de outubro: Lua Cheia às 14h55
14 de outubro: Eclipse solar anular “Anel de fogo”
20 de outubro: Chuva de meteoros Orionidas, ativa entre 26 de setembro e 22 de novembro.
22 de outubro: Lua Nova às 00h28
28 de outubro: Lua Crescente às 17h24
28 de outubro: Eclipse lunar parcial
Comments