A organização de sustentabilidade AfterClimate divulgou o relatório "Game Industry Net Zero Snapshot 2023", que analisou as emissões de carbono de 35 empresas da indústria de games em 2022. O estudo revelou que a indústria de jogos emitiu um total de 81 milhões de toneladas de CO2 no ano passado, equivalente a um país de pequenas dimensões, como Bolívia, Finlândia e Grécia. As emissões são resultado de várias atividades das empresas, incluindo consumo de eletricidade, descarte de equipamentos, processos de fabricação e uso de materiais sustentáveis.
Apesar do alto volume de emissões, há boas notícias, como a redução das emissões por algumas empresas em 2022, e uma maior transparência na divulgação de dados. Isso ocorreu mesmo em um ano incomum, marcado pelo relaxamento das restrições da pandemia de COVID-19 e aumento no uso de tecnologias de acesso remoto.
No estudo da AfterClimate, algumas empresas receberam elogios por reduzirem suas emissões de carbono em 2022 em relação aos dados de 2021. As empresas elogiadas incluem:
Tencent;
Apple;
Nintendo;
Ubisoft.
Por outro lado, algumas empresas aumentaram suas emissões de CO2 em comparação com o ano anterior. As empresas que apresentaram um aumento nas emissões incluem:
NetEase;
Sega Sammy;
Microsoft;
Sony;
Google;
Unity (com um aumento de 32,4%, foi a empresa que teve o maior aumento em relação a 2021).
Vale ressaltar que o relatório tem algumas limitações, pois a inclusão de algumas empresas, como a Microsoft, o estudo analisou as emissões de carbono de toda a empresa e não o setor de games em especifico, assim o resultado pode apresentar resultados mais elevados.
O estudo da AfterClimate aponta que, mesmo excluindo as grandes empresas de tecnologia, os números de emissões de carbono na indústria de jogos ainda são preocupantes e merecem atenção por parte das marcas do setor.
O relatório destaca a falta de transparência de algumas empresas na divulgação de seus dados de emissões e na metodologia de cálculo. Algumas empresas, como Square Enix, Epic Games, Supercell, Roblox e Konami, não divulgam informações suficientes ou simplesmente não divulgam seus números de emissões.
Além disso, a forma como as empresas tratam o consumo dos consumidores em seus cálculos de emissões varia, tornando o relatório menos preciso e dificultando a comparação entre as empresas.
Para ver todas as informações detalhadas sobre o relatório acesse o site da AfterClimate.
Fonte: AfterClimate
Comments