top of page
Foto do escritorJohnathan Henrique Menino

Relógio do fim do mundo é atualizado


relógio do fim do mundo

O "Doomsday Clock" (Relógio do Juízo Final) é uma representação simbólica que representa as ameaças que acontecem, e que possuem potencial de levar a uma catástrofe global. Ele foi criado em 1947 pelo "Bulletin of the Atomic Scientists" (Boletim dos Cientistas Atômicos), que era um grupo que originalmente se dedicavam a alertar sobre os riscos das armas nucleares.


O Relógio do Juízo Final, e ele representa simbolicamente o tempo até o fim do mundo, sendo que quanto mais próximo da meia noite maior o risco de uma catástrofe global, atualmente ele não leva em conta somente questões nucleares, mas também mudanças climáticas, desenvolvimentos tecnológicos perigosos, dentre outros riscos existenciais.


O relógio é atualizado periodicamente, e na sua atualização de hoje (23/01/2024) o Doomsday Clock, continua a marcar o mesmo horário de 2023, continuando com a marca de noventa (90) segundos para a meia noite, e se mantendo como o mais próximo de um colapso. Mantendo assim a expectativa de especialistas, de que devido as guerras da Ucrânia e em Gaza, o rearmamento nuclear e o aquecimento global, mantivessem a marcação ou se aproximaria ainda mais da meia noite.


A declaração do Relógio do Juízo Final afirma:

"Tendências ominosas continuam a apontar o mundo para uma catástrofe global. A guerra na Ucrânia e a ampla e crescente dependência de armas nucleares aumentam o risco de escalada nuclear. China, Rússia e Estados Unidos estão gastando grandes somas para expandir ou modernizar seus arsenais nucleares, aumentando o perigo constante de guerra nuclear por engano ou má interpretação. Em 2023, a Terra teve o ano mais quente registrado, e inundações maciças, incêndios florestais e outros desastres relacionados ao clima afetaram milhões de pessoas ao redor do mundo. Enquanto isso, desenvolvimentos rápidos e preocupantes nas ciências da vida e em outras tecnologias disruptivas se aceleraram, enquanto os governos fizeram apenas esforços tímidos para controlá-los [...] Mas o mundo pode se tornar mais seguro. O Relógio pode se afastar da meia-noite."

O governador Jerry Brown, presidente executivo do Boletim, disse:

"Como se estivessem no Titanic, os líderes estão conduzindo o mundo para a catástrofe - mais bombas nucleares, vastas emissões de carbono, patógenos perigosos e inteligência artificial. Somente as grandes potências como China, América e Rússia podem nos trazer de volta. Apesar de profundas antagonias, elas devem cooperar - ou estamos condenados."

Bill Nye, cientista que participou do anúncio do Relógio do Juízo Final de 2024, disse:

"Por décadas, os cientistas têm nos alertado sobre os perigos que a humanidade enfrenta. Podemos estar diante de uma catástrofe a menos que gerenciemos melhor as tecnologias que criamos. É hora de agir"

Todas as situações ajudaram para o agravamento da situação, mas não são questões irreversíveis, com colaboração pode se melhorar e podemos nos distanciar da meia noite. E vale relembrar que o relógio é algo simbólico, criado para mostrar de forma mais clara o que cientistas e pesquisadores avaliam sobre o cenário global.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page